¨Um espaço como as nossas vidas, em constante transformação, um espaço para cuidar de tudo que nos cerca pois a vida faz mais sentido quando nos orgulhamos dela...¨

Flávia Hernandes Bernini

27/05/2010

O que você pode fazer pela ecologia - Parte I

NO JARDIM, VASOS E HORTA
Melhor do que usar inseticidas que acenam com efeitos milagrosos (e devastadores), é fabricar um inseticida caseiro, como os descritos:
Formigas: coloque algumas gotas de suco de limão na entrada do formigueiro e deixe ali a casca. As formigas também podem sem eliminadas com o uso de pó de café, talco, pimenta e cinzas.
Baratas: Misture bicarbonato de sódio com açúcar e coloque em tampinhas de garrafas, nos locais frequentados por elas (sob a geladeira, o fogão, em ralos e lixeiras). O açúcar as atrai e o bicarbonato as mata.
Traças: A cânfora é tão eficiente quanto a naftalina e muito menos tóxica.
Aranhas: Se forem pequenas e inofensivas, evite matá-las. Elas se alimentam de uma porção de insetos que incomodam.
Pulgas: O maior problema é com os animais de estimação. Lave-os com água morna e sabonete e enxugue-os. Aplique depois uma solução caseira eficaz para manter as pulgas a distância: 2 colheres de alecrim fervidas em 1 litro de água. Alho e cebola são excelentes defensivos.
Plante mudas desses condimentos ao lado de flores e outros vegetais vulneráveis aos pulgões, besouros e pragas diversas que infestam os jardins.Coloque no liquidificador 3 cebolas, uma cabeça de alho, duas pimentas malagueta e uma colher de sabão e bata com meio litro de água. Espalhe essa mistura nas plantas para se livrar de seus agressores.
Experimente encher uma lata de óleo de cozinha com cerveja e enterrá-la no jardim para ver o que acontece. As lesmas vão se precipitar sobre a cerveja e no dia seguinte você terá capturado muitas delas sem recorrer a nenhum pesticida.
Leia mais Fundação Boticário de Proteção à Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário