¨Um espaço como as nossas vidas, em constante transformação, um espaço para cuidar de tudo que nos cerca pois a vida faz mais sentido quando nos orgulhamos dela...¨

Flávia Hernandes Bernini

12/05/2010

Praticando a Não Violência

Yamas

A palavra Yamas pode ser traduzida por “refreamentos” e vem do verbo yam, que significa “refrear”,” restringir”. Os yamas são:Ahiˆs€, satya, asteya, brahmacarya e aparigraha.
Ahimsa - Não Violência
A não-violência não se aplica apenas aos outros, mas também na relação que temos com nós mesmos. É fácil identificar a violência física ou mesmo verbal. Por outro lado, é difícil reconhecermos um comportamento como violento quando provocamos em nós mesmos sensações prejudiciais através de pensamentos e ações. Um exemplo disso é como lidamos com nosso tempo e nossa alimentação, nos comportamos como máquinas, esquecemos que temos que nos alimentar bem e descansar e entramos num rítimo acelerado, sem nos dar conta dos reflexos disso nas nossas vidas, são comuns então  problemas de saúde causados por estresse, falta de sono, irritação etc. Claro que se levarmos ao pé da letra vai ficar humanamente impossível colocar em prática, mas que tal darmos uma geral na nossa vida e nos permitirmos alguns mimos?
Que tal tratarmos quem está ao nosso redor, incluindo o motorista desligado que atrapalha o trânsito de forma mais compreensiva e amorosa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário